sábado, 25 de dezembro de 2010

Ceviche

Quem me conhece sabe que ando viciada em comida Japa. É uma coisa meio frenética, até (por exemplo, comer 50 sushis de uma vez). Chocante, eu sei, mas o fato é que não posso passar 1 semana sem comer que sofro crises de abstinência...hehe. Sushi já é minha especialidade, e, estando de férias em Uberlândia sem nada pra fazer (oh coisa boa), resolvi arriscar uma receita fácil, rápida e gostosa: Ceviche de Salmão.
E aí vai mais ou menos a receita, já que faço tudo no olhômetro:

2 xícaras de filé de salmão picado
1/4 cebola picada em cubinhos
2 colheres de sopa de azeite
Suco de 1 limão
Salsinha e cebolinha a gosto
Pimenta do reino a gosto

(Apesar de ter ficado dos Deuses, achei que ficou meio ácido por causa do limão, então, da próxima vez, vou colocar também laranja lima, que vi como sugestão em uma outra receita). Vou testar também com o gergelim preto, que adoro, e com o pepino japonês. Nas receitas que vi por aí, a sugestão era deixar marinar por 2 horas, mas não aguentei e comi depois de 1h - não me julguem.

É uma ótima opção de receita... além de deliciosa, é saudável. Só a título de curiosidade, o salmão é rico em ômega 3, que evita a formação de placas que obstruem as artérias.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Mudando velhos hábitos

Todo mundo sabe que comer bem é importantíssimo, previne doenças, aumenta a disposição, controla o peso...mas dá pra contar nos dedos quem coloca em prática tudo o que deve ser feito. Eu  sempre fui de  magra a normal, e nunca me preocupei com a balança. Só que, apesar de comer muita salada, frutas, etc,  comia o dobro de porcarias (bolacha de chocolate, frituras, doces, muitas massas e principalmente coca-cola). De uns tempos pra cá, com a chegada indesejada de 3,5 kg a mais, além de entrar na academia, comecei a pensar em melhorar minha alimentação, afinal, depois dos 25 anos o bicho pega: então fui a uma nutricionista, que me passou uma dieta mais saudável. O desafio é manter....Aí estão algumas das novas coisas que ocupam os armários e a geladeira daqui:

Principal hábito a ser mudado: o café da manhã. Em primeiro lugar, o café da manhã nunca foi uma prioridade na minha vida; o sono, sim. Eu sempre soube que era a refeição mais importante do dia e blá blá blá, mas a oportunidade de ter 10 minutos a mais de sono era irrecusável. Hj em dia meu café da manhã tem torradas, iogurte, geléia, requeijão, fruta e granola. Nesses poucos dias já notei que a disposição é outra., e acho que vale o sacrifício. Outros maus hábitos eram não comer de 2 em 2 horas, almoçar fora de hora ou nem almoçar, comer miojo na janta e por aí vai. Então, essa semana minha tarefa foi organizar a alimentação, e espero levar adiante (é claro que vou abrir uma exceção pro Natal. hehehe). Vale a pena tentar mudar velhos hábitos: o corpo e a saúde agradecem!